Perfil:
Guilherme


Arquivos:

Amigos (0)::


Economia- Oferta e demanda
16/09/2013 às 20:04

 Demanda: O preço da demanda é o preço máximo que o comprador está disposto a pagar e a quantidade da demanda é a quantidade máxima que o comprador está disposto a comprar. A lei da demanda é a lei que determina o consumo. Ela aumenta em quantidade quando abaixa o preço e diminui em quantidade quando se aumenta o preço. Isto significa uma relação inversa entre preço e quantidade. Os principais motivos para esta relação inversa entre preço e quantidade são o efeito consumidor adicionado, o efeito substituição e o efeito renda. A curva da demanda ou a curva do comportamento do consumidor é aquela que relaciona o preço e a quantidade dos produtos consumidos, respectivamente no eixo vertical e no eixo horizontal.

Oferta: O objetivo do vendedor é o lucro, que é a diferença entre a receita das vendas e o custo de produção. O custo pode ser fixo (custo que é o mesmo independentemente da quantidade produzida) ou variável (que é o custo que varia de acordo com a produção). A lei da oferta traduz-se pela quantidade e preço em que o vendedor deseja vender e é expressa da seguinte maneira: quando se aumenta o preço, aumenta a receita das vendas, aumenta o lucro e aumenta o volume de produtos vendidos e quando o preço diminui, o valor das vendas diminui, o lucro diminui e diminui a quantidade das vendas. Isto se chama relação positiva entre preço e quantidade a ser vendida. Quando o custo aumenta, o lucro diminui e a quantidade produzida também diminui. Quando o custo da produção diminui, o lucro e a quantidade de produção aumentam.

Relação direta entre a oferta e a demanda: Quando o preço está muito baixo, o comprador quer comprar menos que o vendedor quer vender, ocasionando a falta de produtos e o aumento nos preços. Quando o preço está muito alto, o comprador quer comprar menos que o vendedor quer vender, ocasionando o excesso de produtos e, como conseqüência, a queda nos preços. O preço ótimo ou o ponto de equilíbrio é aquele em que a quantidade a ser comprada e a quantidade a ser vendida são iguais e o preço tende a manter-se.

 

 

 



Comentários



Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:



Não foi encontrado nenhum comentário!