Perfil:
Guilherme


Arquivos:

Amigos (0)::


Estatística- método estatístico
20/08/2013 às 11:19

O método estatístico é utilizado em pesquisas onde o que se estuda são fenômenos cujas variáveis são quantitativas. Num primeiro momento deve ser elaborado um projeto de planejamento e organização da pesquisa, que deve conter:

1-) Tema;

2-) Delimitação do tema;

3-) Problematização;

4-) Hipóteses;

5-) Justificativa;

6-) Objetivos;

7-) Metodologia;

8-) Revisão de literatura _ indicação de livros;

9-) Resultados esperados;

10-) Cronograma;

11-) Orçamento.

Após a coleta de dados brutos deve ser feito um ROL, que é uma relação organizada em ordem crescente de dados. Este é o primeiro tratamento estatístico que se dá aos dados coletados.

Através do rol fazemos uma análise crítica dos dados quando haverá possibilidade de encontrar erros nos dados coletados ou "Discrepância de valores", ou ainda, dados com observações "jocosas".

Feito isso procedemos à compilação e tabulação dos dados de modo que a tabela de distribuição de frequência é elaborada a partir de três cálculos simples:

Primeiro cálculo: a amplitude total é a diferença entre o maior e o menor valor. Portanto: A= X max- X min.

Segundo cálculo: Número aproximado de classes: Existem vários métodos para este cálculo, mas para um número pequeno de elementos (até certa ce 50 elementos) o cálculo a ser feito é a raiz quadrada do número de elementos do ROL, sendo este número exmeplificado pela letra K.

Terceiro cálculo: O intervalo entre as classes (H), também denominado de "passo" é o valor aproximado da divisão (H) entre a amplitude e o número de classes.

Este valor deve ser adotado de modo a facilitar os cálculos e deve ser preferencialmente um número par. Após adotar o valor de H deve se reclacular o número de classes, ou seja: o número de classes (k) deve ser superior ao valor da divisão entre a amplitude e o intervalo entre as classes.

Para se disponibilizar os dados em uma tabela, algumas incógnitas estatísticas devem ser conhecidas na tabela quanto ao significado de cada uma delas.

A incógnita Xi representa o ponto médio de uma dada classe, que é feita a partir do cálculo da média aritmética entre o limite inferior e o limite superior da classe.

O valor médio é determinado pela letra grega  µ que é o somatório dos números Xi  Fi ( respectivamente o ponto médio da classe  e a frequência individual) dividido pelo número médio da classe.

Na distribuição de frequências temos:

Frequência absoluta (ou individual) que é o número de vezes que um elemento aparece em uma distribuição.

Frequência relativa que é o valor em porcentagem da frequência de cada elemento calculada sobre o total de elementos.

Frequência acumulada que é a frequência de cada elemento mais as frequências anteriores.



Comentários



Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:



Não foi encontrado nenhum comentário!