Perfil:
Guilherme


Arquivos:

Amigos (0)::


Resumo da segunda semana da disciplina de PolĂ­tica Comercial Externa
12/08/2013 às 12:24

Os principais motivos para a proibição das importações da seda realizadas pela Roma provenientes da China foi a evasão de capitais e a balança comercial desfavorável.

No Mercantilismo, a ideia era exportar mais e importar menos para aumentar a quantidade de riquesas, medida na época em ouro.

Segundo John Locke "Só há três meios para obter dinheiro( que é uma dádiva da natureza): A força, o empréstimo e o comércio. A riqueza da sociedade cresceria com a massa de dinheiro existente, e seu valor dependia essencialmente do comércio exterior. O preço dos metais dependia da massa de metais acumulados".

O Mercantilismo durou entre o século XVII e o século XVIII, e baseava no controle dos estados ( absolutismo, monopólios, busca constante de alança comercial favorável (exportações superiores às importações  para a acumulação das riquezas (metais preciosos))) e tarifas cobradas com o objetivo de estimular exportações de bens manufaturados e, com isso, fortalecer a indústria e a defesa nacionais.

 Segundo o Mecantilismo, a riqueza da sociedade cresce com o crescimento dos meios de pagamento, o dinnheiro é uma dádiva da natureza e não um bem produzido pelo Estado (sendo igual a capital, igual a um fator de produção), acreditando que o aumento da produção e o comércio domésticos depende dos estoques dos mesios de pagamentos, da unificação econômica e da liberdade de comércio no interior das fronteiras ncaionais



Comentários



Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:



Não foi encontrado nenhum comentário!