Perfil:
Guilherme


Arquivos:

Amigos (0)::


Comemoração do cumprimento do primeiro ciclo na FATEC
26/06/2013 às 15:33

Finalmente passei a fase de estreante em uma faculdade pública. Agora, após o primeiro semestre com muitas dificuldades de adaptação às novas regras,os novostipos de avaliação e um novo grau de dificuldade finalmente terminei o primeiro período e gozo asprimeiras férias.

Nestes seis meses houve muitas novidades: o trote ecológico, o trote solidário, a festa à fantasia, os trilóquios, a sétima mostra de projetos de iniciação científica e o arraiáteque marcaram o primeiro semestre dentro da FATEC.

Houve fatos novos dentro da faculdade que eu não contemplava no ensino médio. Os principais fatos são a existência de aulas aos sábados, o fato de a média para passar ser seis, a exigência de mestrado para os professores, a diversificação dos métodos de ensino, a mudança de disciplinas de semestre para semestre, o uso do computador atrelado a exibição de vídeos, slides e acesso à sites de ensino, a valorização do aprendizado, a possibilidade de intercâmbio cultural entre outros fatores auxiliaram no aprendizado e enriqueceram a minha bagagem cultural e intelectual e a de meus colegas.

Outros fatores são negativos e não tem coisa alguma a ver com a faculdade. Os principais deles são o custo do transporte e da alimentação, o pouco sono entre as aulas de sexta-feira e o sábado e a dificuldade em realizar os trabalhos de acordo com as normas da ABNT, pelo pouco acesso à internet e inexperiência em fazer trabalhos acadêmicos.

Na faculdade passamos por grandes processos de renovação de conhecimentos principalmente atrelados à disciplina de Direito, no tocante a temas como a união homoafetiva e a pec (agora lei) dos domésticos, mudando o conceito legal nestes assuntos e também a forma como concebemos conhecimento, agora como algo que pode sofrer grandes modificações em um curto espaço de tempo.

Também aprendi que a cooperação ém uma forma valiosa de ganhar conhecimento na relação com outras pessoas, em oportunidades como apresentações orais, estudos de caso ou mesmo provas em dupla como preparação para a vida empresarial, acadêmica e principalmente social.

Depois de dezenas de avaliações, de várias noites mal dormidas e muitos desafios consegui passar do primeiro ciclo e agora deixo de ser calouro e passo a ser veterano na faculdade. Nasférias, tenho saudades dos estudos, dos colegas e dos minutos de lazer no intervalo entre as duas primeiras e as duas últimas aulas com os jogos de tênis de mesa; mas sei que esta nova fase chegará logo. Terei saudades das aulas de alguns professores, pois as disciplinas mudam, e tenho expectativa pelas novas aulas dos novos professores das novas disciplinas ( a rotatividade de disciplinas é uma grande novidade que tive ao chegar no ensino superior).

Muitos fatos mudaram e agora tenho a certeza que superei a primeira trajetória de umacaminhada de seis. Muito comemorei, mas agora é a vez de traçar novas metas e manter o foco. A todos os meus parentes, amigos, colegas e professores, um MUITO OBRIGADO por contribuir para a realização de mais um objetivo!!!



Comentários



Comentar post:

Nome/Apelido:


Email:


Comentário:



Gisele
26/06/2013 as 15:51

Parabéns, vc é um exemplo para muitos jovens...Deus te abençoe sempre.