Perfil:
Guilherme


Arquivos:

Amigos (0)::

POSTS

Vocabulário/ Vocabulary
16/09/2013 às 20:08

  Daily routines= Rotinas diárias;

Have lunch= Almoçar;

Have Dinner= Jantar;

Have Breakfast= Tomar café da manhã;

Meals= Refeições;

Have a break = Sair para intervalo;

Coffe break= Intervalo para café;

Finish work= Final da jornada de trabalho;

Start work= Início da jornada de trabalho;

Get up= Levantar-se;

Tired= Cansado;

Meat= Carne;

French fries= Batatas fritas;

To eat= Comer;

Beef= Carne de boi;

Chicken= Frango;

Pork= Carne de porco;

Steak= Bife;

Snack= Lanche;

Happy birthday= Feliz aniversário;

Gift= Presentes;

Box of Chocolate= Caixa de chocolate;

Cake= Bolo;

Birthday cake= Bolo de aniversário;

How muck do you weight?= Quanto você pesa?

Owerweight= Acima do peso;

Late= Atrasado ou tarde, dependendo do contexto da frase;

Early= Cedo;

Morning person= Pessoa que tem sua atividade máxima durante a manhã;

Evening person= Pessoa que tem sua atividade máxima durante a tarde ou a noite.

Este vocabulário foi abordado na segunda semana de aula na disciplina de Inglês e tem como temas principais a alimentação, as rotinas diárias e o meu aniversário de 18 anos, que completei no dia 14/09/2013.

 

 

 

 

 

 

 



Comentários



Alguns conceitos básicos sobre operações contábeis.
16/09/2013 às 20:06

DRE: é a tabela onde se calcula o lucro (diferenças entre receitas e despesas) antes do Imposto de Renda (LAIR), o PIR (que é cobrado em percentagem em relação ao lucro), sendo a diferença entre o LAIR e o PIR o LLE (que é o dinheiro que a empresa realmente obtém a partir do lucro. Na tabela, ainda se faz uma análise vertical ( comparação em percentual do valor das despesas, do PIR e do LLE em relação ao total de receitas).

Em Contabilidade, ainda se realizam outros cálculos, como o ROI, o Balanço Patrimonial, a Análise Vertical, a Análise Horizontal e o Payback. Eles serão exemplificados a seguir:

O ROI é a divisão do LLE pelo Ativo, multiplicando o resultado por 100, sendo a proporção do lucro em relação ao Ativo da empresa expresso em porcentagem.

O Balanço Patrimonial é a relação entre os ativos e os passivos, receitas e despesas. Ele é uma forma prática e eficiente de organizar as contas da empresa.

A Análise Vertical é a relação entre o valor da divisão entre cada elemento do Balanço Patrimonial e o total.

A Análise Horizontal é a variação, em porcentagem, entre um período e o período anterior considerado no cálculo.

O Payback é o tempo necessário para se atingir o dobro do Patrimônio Bruto. É a divisão entre um e o valor obtido no ROI (se o cálculo que foi realizado considerou a taxa unitária) e 100 e o valor obtido no ROI, caso a variável seja expressa em porcentagem. 



Comentários




16/09/2013 às 20:06

Este estudo é um ramo da Matemática, que foi desenvolvido para ser utilizado nos cálculos de probabilidade. Assim, os cálculos mais simples são feitos a partir do princípio aditivo (quando se cunsidera um “ou” outro evento) e do princípio multiplicativo (quando os elementos são considerados simultaneamente- este “e” aquele).

Nos casos mais simples é possível elaborar um espaço amostral , que é o conjunto de todas as possibilidades dos elementos considerados.

Mas, na maioria das vezes, o cálculo não pode ser feito pela construção do espaço amostral pela grande quantidade de ocorrências. Assim, na Matemática desenvolvemos três tipos de fórmulas para sabermos a quantidade de ocorrências:

1)    Permutação (P):Neste caso, o cálculo se refere à quantidade de ocorrências de um determinado evento considerando-se todos os elementos. 

P(n)=N!

N= Total de elementos.

!= Operação fatorial: produto do n pelos seus antecedentes.

2)    Arranjo (A): Neste caso, não são todos os elementos considerados, ou seja, com “n” elementos tomados “m” a “m”, onde m≤n. A operação de arranjo leva em conta a ordem (posição ou classificação dos elementos).

An,m= N! Imagem bloqueada!

Sendo:

N!= Número total de elementos.

M= Número de elementos considerados no cálculo.

3)    Combinação: neste caso, o cálculo é feito no mesmo modo que o arranjo, mas sem considerar a classificação ordinal dos elementos:

An,m= Imagem bloqueada!

 

 

 

 



Comentários



Economia- Oferta e demanda
16/09/2013 às 20:04

 Demanda: O preço da demanda é o preço máximo que o comprador está disposto a pagar e a quantidade da demanda é a quantidade máxima que o comprador está disposto a comprar. A lei da demanda é a lei que determina o consumo. Ela aumenta em quantidade quando abaixa o preço e diminui em quantidade quando se aumenta o preço. Isto significa uma relação inversa entre preço e quantidade. Os principais motivos para esta relação inversa entre preço e quantidade são o efeito consumidor adicionado, o efeito substituição e o efeito renda. A curva da demanda ou a curva do comportamento do consumidor é aquela que relaciona o preço e a quantidade dos produtos consumidos, respectivamente no eixo vertical e no eixo horizontal.

Oferta: O objetivo do vendedor é o lucro, que é a diferença entre a receita das vendas e o custo de produção. O custo pode ser fixo (custo que é o mesmo independentemente da quantidade produzida) ou variável (que é o custo que varia de acordo com a produção). A lei da oferta traduz-se pela quantidade e preço em que o vendedor deseja vender e é expressa da seguinte maneira: quando se aumenta o preço, aumenta a receita das vendas, aumenta o lucro e aumenta o volume de produtos vendidos e quando o preço diminui, o valor das vendas diminui, o lucro diminui e diminui a quantidade das vendas. Isto se chama relação positiva entre preço e quantidade a ser vendida. Quando o custo aumenta, o lucro diminui e a quantidade produzida também diminui. Quando o custo da produção diminui, o lucro e a quantidade de produção aumentam.

Relação direta entre a oferta e a demanda: Quando o preço está muito baixo, o comprador quer comprar menos que o vendedor quer vender, ocasionando a falta de produtos e o aumento nos preços. Quando o preço está muito alto, o comprador quer comprar menos que o vendedor quer vender, ocasionando o excesso de produtos e, como conseqüência, a queda nos preços. O preço ótimo ou o ponto de equilíbrio é aquele em que a quantidade a ser comprada e a quantidade a ser vendida são iguais e o preço tende a manter-se.

 

 

 



Comentários



Personalidade Internacional: Estados
16/09/2013 às 20:03

a)    Elementos constitutivos: Para a formação dos Estados é i9ndispensável o preenchimento de quatro elementos constitutivos para a sua formação:

1)    População permanente: é o conjunto de pessoas (nacionais e estrangeiras) que habitam em um determinado país.

2)    Território determinado: trata-se da área territorial de um país, entretanto vale lembrar que o espaço aéreo, o mar territorial, as aeronaves e embarcações oficiais de um país e suas respectivas representações diplomáticas (Embaixadas e Consulados) são consideradas extensões do território;

3)    Governo: independentemente da forma ou do sistema de governo é indispensável que o governo seja democrático.

4)    Soberania: no sentido de ampla personalidade internacional, o Estado Soberano é aquele que é respeitado interna e externamente em todo o cenário internacional.

       b)Extinção dos Estados: o desaparecimento de qualquer dos elementos constitutivos de um Estado (população, território, governo e soberania) ocasionará a extinção do Estado, que pode ser total ou parcial.

            1) Extinção total: é a extinção decorrente da fusão, da anexação total ou o desaparecimento total de um território de um país.

           2) Extinção parcial: O desaparecimento ou a restrição da soberania de um país ou a restrição de um governo democrático gera sua extinção parcial.

        c) Sucessão: a sucessão dos Estados significa a substituição de um Estado por outro, o qual assume todas as responsabilidades do território sucedido. A sucessão dos estados manifesta-se nas seguintes hipóteses:

           1) Emancipação; é a aquisição da independência de uma colônia em relação a um Estado controlador, com a formação de um novo país (sucessão parcial).

         2) Fusão: é a união de dois ou mais estados formando um novo país, ou seja, um Estado distinto dos anteriores (sucessão total).

3) Anexação total: ocorre quando há a absorção plena de um Estado por outro com a extinção do Estado anexado (sucessão total).

4) Anexação parcial: é a perda de parte de um território de um Estado em favor do outro ( sucessão parcial).



Comentários



Meu aniversário de 18 anos. Um momento histórico para mim!
14/09/2013 às 14:23

Hoje é o meu aniversário de dezoito anos. As expectativas começaram a aumentar ao passo que se aproximou-se desta data. Ontem eu estive muito ansioso para o dia. Recebi um presente de forma adiantada de minha amiga Érica Leme. O presente foi ótimo e foi composto por uma caixa de bombons (que pouco tempo depois já estavam vazias devido ao meu consumo exagerado de chocolates, causado por meu doce vício por alimentos extremamente calóricos). 

Na última noite, estava voltando da faculdade, esperando com que chegasse a meia-noite de maneira mais apressada e ela chegou após alguns metros percorridos já no território urbano de Campina do Monte Alegre. Alguns minutos após a meia-noite cheguei em minha casa e me preparei para dormir. Dei bombons de chocolate para as minhas duas irmãs e para a minha mãe em número de dois para cada uma delas.

 Deitei-me. Demorei-me a dormir. Entre pensamentos e tosses demorou, mas chegou o esperado sono. Dormi e, algumas horas depois, despertou-se o celular de minha irmã Patrícia e acordei.

A partir daí levantei-me, arrumei minha cama, os meus materiais e tomei um banho bem demorado, que foi alvo de críticas no tocante a desperdício de água e energia elétrica por parte de minha família, e despedi-me de minha família, já indo em direção à Rua Rocha Miranda, na região correspondente ao posto de gasolina de minha cidade. Parecia estar atrasado, mas eu vi minha amiga Elisângela próximo a praça do avião também indo em direção ao mesmo ponto. Eu já havia ultrapassado-a e fui em marcha levemente rápida me distanciando dela, uma, duas, três quadras (aproximadamente 100 a 200 metros no total).

 Cheguei ao referido ponto e deparei-me com a van, vazia, com poucas pessoas próximas. Esperei por um período e as pessoas foram chegando e se aglomerando no local até o horário em que sai habitualmente a van, que fora alocada pela prefeitura municipal de Campina do Monte Alegre para os Universitários e demais estudantes, onde na lateral da mesma estava escrito em letras vermelhas, bem grande a palavra “Saúde”, indicando que este veículo também é utilizado para transporte de pacientes do SUS em viagens para consultas médicas, exames e operações médicas.

 Aproximadamente, próximo de oito horas e trinta minutos da manhã, finalmente partimos de Campina do Monte Alegre em direção à cidade de Itapetininga. Sentei-me ao lado de uma amiga, a Bianca, que faz cursos aos sábados e viaja juntamente conosco na van. Por um bom período, devido ao sono, deitei-me no ombro da mesma e dormi por alguns trechos da viagem, que foi rápida e durou cerca de uma hora.

Cheguei à FATEC e pedi um café puro e um pão passado na chapa, além de um brigadeiro com a intenção de começar meu dia bem alimentado. Depois subi em direção à minha sala e assisti às duas aulas de Inglês, onde conversei com meus colegas e minha professora sobre o meu aniversário e aprendi em consequência disto, alguns termos em inglês relacionados às comemorações  de aniversário. Abordamos depois um trecho de um livro que vem sendo estudado desde o primeiro ciclo sobre a rotina diária das pessoas, onde aprendemos e praticamos o que aprendemos devido à dinamicidade das aulas. Ao final da mesma, cantaram parabéns no idioma Inglês e foi realizada a chamada e encerrada a aula.

 Alguns minutos depois, saí de minha sala e fui jogar tênis de mesa com meus colegas da FATEC. Não garanti vitórias, e fiz partidas um pouco aquém de meu potencial para o esporte. Depois fui ao laboratório de informática de minha faculdade acessar à internet especialmente o meu e-mail e o site de relacionamentos tagged.com, onde me contatei  com algumas pessoas e fiz algumas atividades bem específicas da rede social. Demorei um pouco e acabei me atrasando parcialmente para a aula. Durante o meu acesso, meu amigo Carlos Eduardo me disse que o professor Cesário teve alguns problemas e teve de resolvê-los antes de iniciar as aulas e que eles me avisariam quando o professor chegar. Ele saiu e fiquei durante algum tempo acessando a internet e o meu amigo voltou a mim, dizendo que o professor Cesário fez uma prova surpresa e me sugeriu para que eu fosse em direção à minha sala, onde iria se realizar a suposta prova surpresa.

Cheguei à minha sala e fui surpreendido pela festa de aniversário. Assoprei em vão a vela do bolo, quando o professor Ademir, que me lecionou a disciplina de Metodologia para a produção de conhecimento no semestre passado, ao qual sou grato pelo ensino, me disse que “As velas não apagam e isto [as velas] eram só para encher o saco”. Após isto, cortei com dificuldade o bolo com a mão esquerda, fiz um pedido  e andei com o pedaço de bolo pela sala e todos os meus colegas pensaram que eu iria entregar o pedaço de bolo para a minha colega Suede ou minha colega Mariana Pinheiro, mas entreguei à minha amiga Érica Leme, o que causou grande surpresa, e ao explicar tudo, disse que o pedaço de bolo era uma forma de retribuição aos presentes que ela me dera no dia anterior. Depois eu comi alguns pedaços de bolo, juntamente com o Refrigerante, e prosseguiram-se as aulas de Estatística, onde foram abordados os conceitos de permutação, arranjo e combinações.

Depois das aulas, fui à lanchonete da faculdade comer uma pequena torta de limão, em seguida fui em direção ao veículo referido e me despedi dos colegas. A van fez um percurso até a uma praça do centro da cidade, próximo ao Habib’s e paramos para esperar outras pessoas que faziam também outros cursos. Aí, andei um pouco pela praça e conversei com o Juslley, que é colega de minha classe, vice-representante de classe, que sempre vem à praça após as aulas do sábado e que por vezes, o encontro no referido lugar.

Voltei para a van. Já eram aproximadamente doze horas e trinta minutos da tarde e saímos em direção à cidade, tendo eu levado meus meteriais acadêmicos, minha blusa de frio juntamente com minha mochila, além de uma garrafa de refrigerante de dois litros da marca Tubaína Vieira, e bexigas de aniversário. Cheguei em casa, após conversar com algumas pessoas ao local, pouco antes das duas horas da tarde. Contei o fato aos familiares e fui à INFOCAMP acessar a internet, onde escrevi durante cerca de uma hora este texto, sendo uma hora paga e outra hora ganha mediante à promoção que oferta uma hora gratuita aos usuários cadastrados no dia de seu aniversário. Hoje ainda falta para acontecer a festa de aniversário também em minha casa (onde estarão reunidos meus parentes), o jogo de futebol entre Palmeiras e América Mineiro pela segunda divisão do campeonato brasileiro (o qual espero vitória do Palmeiras que será um presente de aniversário e a Santa Ceia na Igreja evangélica Assembleia de Deus de minha cidade, onde serei lembrado no meu aniversário, cultuarei a Deus, serei abençoado e retornarei à comunhão com os irmãos depois de muito tempo sem participar deste evento e do corpo de cristo.

O que tenho a agradecer é o meu muito obrigado a todos e a minha expressão de conquista e felicidade por tudo que consegui nestes dezoito anos de vida de vitórias que Deus tem me concedido. Uma ótima tarde, um belo sábado a todos e um excelente fim de semana a todos vocês.



Comentários



Contabilidade: Situação Líquida de Patrimômio
02/09/2013 às 14:09

Primeira SLP: positiva ou superaviária. Significa a existência de capital próprio positivo e indica que o ativo é superior ao passivo. Segunda SLP: nula. Significa a ausência do capital próprio e indica um ativo de valor igual ao passivo. Teceira SLP: ativo menor que passivo. Indica a existência de capital próprio negativo ou deficitário, mostrando um passivo descoberto.



Comentários



Resumo da qunta semana de PolĂ­tica Comercial Externa
02/09/2013 às 14:01

Segundo Adam Smith, o subsídio é prejudicial para o país, pois a prática se faz em um setor produtivo ineficiente do país e acomoda o produtor.

Os principais fatos do Liberalismo são o livre mercado ( Livre formação de preços e a não intervenção do governo), a desregulamentação ( a atitude de evitar leis que limitem a capacidade econômica), a iniciativa individual (A escolha facilitada do ramo de atividade), a livre concorrência (Qualquer empresa pode se estabelecer no mercado desde que seja eficiente), e a divisão internacional da produção (especialização dos países em suas áreas de especialidade).

Friederich List afirma que o livre comércio só é vantajoso para países que tenha o mesmo nível de desenvolvimento. List fez o projeto do protecionismo educador, que é o fato de o país dificultar a entrada de produtos estranjeiros até que a indústria local se torne eficiente. Os princiapis autores do protecionismo foram Friederich List e Alexander Hamilton. Paul Prebish criou, em 1948, a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). Prebish acredita que quanto maior a renda, maior a deteriorização dos termos de troca. Segundo ele, existem dois tipos de estados: o de centro (Que são os países industrializados) e os de periferia (Países produtores de matéria-prima). Uma grande crítica ao protecionismo é a acomocação da indústria protegida.

Entre 1810 e 1930, a teoria do Estado Liberal-Conservador era a mais aplicada no Brasil. O Brasil é um exemplo de Decision Takers (países que aceitam decisões) e os Estados Unidos são um exemplo de Decision Makers (países que tomam decisões). No Estado Liberal-conservador, o interesse nacional se confundia com os interesses da classe dominante. Nesta época, o café era o centro da economia. O objetivo do Estado Liberal-Conservaldor era a exportação de bens agrícolas, a sociedade na época era escravocrata e o Estado adotava a política de portas abertas.

Em 1930, Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil e formou o Estado Desenvolvimentista, tendo como principal vertente a consolidação do desenvolvimento através da industrialização. Em 1929 quebra a bolsa de Nova Iorque. Neste período, o Brasil inaugura o Processo de Substituição de importações (PSI), que substituia as importações de produtos já acabados pelos bens intermediários (máquinas e equipamentos de produção). Os interesses eram múltiplos e as decisões também eram feitas de acordo com os interesses dos militares, dos proprietátios de terra, dos trabalhadores e dos sindicatos industriais.

Nos anos 1950, Juscelino Kubstichek criou a cidade de Brasília, fez o projeto "50 anos em 5", criou a indústria automobilística e mudou o sistema de transporte de ferroviário para rodoviário.

No Governo de Ernesto Geisel é criado o projeto "Brasil grande potência", o Proálcool, o "Milagre econômico" e a usina de Itaipu. O país er a protecionista e criou a diplomacia da exportação.

Nos anos 1970, houve o processo de substituição de exportações onde as exportações de produtos primários era substituídas pelas de produtos industrializados. Entre 1989-2002, o Brasil adotou o paradigma neoliberal , que resultou na abertura comercial do Brasil.

A partir de 2002, o Brasil cria o paradigma logístico que tem como principal ideia o apoio do Estado para a participação de empresas nacionais em cadeias produtivas internacionais , principalmente através de financiamentos pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).



Comentários



Resumo da quinta semana da disciplina de Economia
02/09/2013 às 13:29

Os vendedores são responsáveis pela oferta e os compradores pela demanda. A negociação é dada pelos preços e pelas quantidades. Os principais bens de consumo são os serviços, os bens não duráveis, os bens semiduráveis e os bens duráveis. Os serviços geralmente possuem baixo valor agregado e são pagos mensalmente. Os bens não duráveis são produtos de baixo valor agregado, pagos a vista e com o consumo quase imediato, sendo os alimentos seus maiores exemplos. Os bens semi-duráveis são os bens que tem durabilidade variável, são pagos à vista ou de maneira financiada e são exemplificados por calçados, materiais escolares e roupas. Os bens duráveis são de alto valor agregado, de alta durabilidade, pagos geralmente financiadamente e são exemplificados por móveis, eletrodomésticos, veículos e imóveis. A demanda é dada pelo consumo de serviços, de bens não duráveis, de bens duráveis, de gastos das empresas, gastos do governo e gastos com importações. Os principais fatores que determinam a demanda são a renda, a riqueza (Tudo o que gera renda), os hábitos, os gostos, a moda, a disponibilidade de crédito e a taxa de juros. O sistema financeiro toma emprestado dinheiro daqueles que poupam e emprestam aos que tomam emprestado do banco. Quando este sistema financeiro toma emprestado, a operação que o banco realiza é a operação passiva e a operação de concessão de crédito é a operação ativa. A diferença entre as taxas de juros da operação ativa e a operação passiva é o spreed bancário.



Comentários



Direito: tratados internacionais
02/09/2013 às 13:15

Conceito: é o acordo internacional celebrado por escrito entre dois ou mais paises ou entre outros sujeitos do Direito Internacional, que devem seguir as regras do Direito Internacional.

Nomenclatura: Há ampla divergência doutrinária em relação às diversas denominações aplicáveis aos documentos firmados pelos sujeitos do Direito Internacional, sendo certo que o termo tratado é o mais utilizado em todo o cenário internacional incluindo o Brasil. Contudo, outras palavras/nomenclaturas também são utilizadas para designar o termo tratado, tais como: Acordos, convenções, pactos, ajustes, ´protocolo, carta, declaração, ato, entre outros.

Requisitos de validade: Para a validade dos tratados internacionais é indispensável o preenchimento de quatro requisitos essenciais:

1) Capacidade das partes: Todo o Estado tem capacidade para assinar e participar dos tratados internacionais nos termos do artigo sexto da Convenção de Viena sobre o direitos dos tratados(1969). A capacidade dos países é ilimitada. As organizações internacionais também podem celebrar os tratados internacionais, todavia sua capacidade é limitada, ou seja, devem respeitar os limites em seus atos constitutivos.

2) Habilitaçãos dos agentes signatários: A habilitação consiste na concessão de pelos poderes aos representantes dos entes internacionais (Estados e Organismos Internacionais) para negociar, concluir e assinar os tratados internacionais. Pessoas habilitadas peslos países: Chefes de Estado, chefes de governo, ministro das relações experiores e chefes de missões internacionais permanentes. Pessoas habilitadas pelos organismos internacionais: Apenas os secretários-gerais e os secretários gerais adjuntos.

3) Consentimento mútuo: O consentimento é a concordância expressa dos sujeitos do Direito Internacional aos termos acordados durante a fase de negociação e se concretiza por meio da efetiva assinatura dos agentes autorizados a lançar a assinatura nos tratados internacionais. A assinatura do tratado ratifica de forma definitiva o compromisso estabelecido entre os órgãos internacionais que firmaram o Pacto Internacional. Após o lançamento da assinatura, o laço obrigacional já está consolidado, sendo certo que para alcançar ampla publicidade no cenário internacional será efetivado um ato denominado RATIFICAÇÃO. Excepcionalmente só é possível revogar o consentimento de um tratado internacional, que exige absoluta isenção de vício de consentimento (Erro, dolo, corrupção e coação).

4)Objeto lícito e possível: O objeto capaz de validar um tratado deve ser lícito, possível, moral e estar em consonância com as normas e regras internacionais, ou seja, com normas aceitas e reconhecidas pela comunidade internacional.



Comentários



29 de Agosto a 02 de Setembro: Fatos principais
02/09/2013 às 12:16

Na quinta-feira, dia 29 de Agosto de 2013, terminei de ler "O primo Basílio", de Eça de Queirós, estudei Política Comercial Externa e Economia, me aprofundando nas questões políticas e econômicas do mundo.

No dia seguinte, iniciei a leitura de "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo. Neste dia, estudei Inglês e fiz uma prova em Contabilidade.

No sábado, o último dia do mês de Agosto, estudei Estatística e Inglês, além de jogar tênis de mesa na faculdade e de ler o livro durante o caminho entre Campina do Monte Alegre e Itapetininga. Depois disto, refiz a lista de atividades de Contabilidade e fui à igreja.

No domingo, arrumei minhas coisas, terminei de resumir a matéria da semana, li um pouco e fui à igreja.

Nesta segunda-feira, terminei minha reportagem para entregar em Comunicação e Expressão.

Este final de semana foi habitual, tendo como principais bases os estudos e outras atividades. A gripe se atenua e não impede de eu realizar minhas atividades, como os estudos. 



Comentários