Perfil:
Guilherme


Arquivos:

Amigos (0)::

POSTS

Resumo da matéria do caderno do aluno 1 e 2 de Biologia.
26/07/2012 às 15:08

Como deve ser a designação de uma espécie?

Caada organismo deve ser reconhecido por uma designação binomial ,em que o primeiro termo identifica o genero e o segundo sua espécie.O primeiro termo deve ser escrito com inicial maiúscula e o segundo deve ser escrito com inicial minúscula.Também deve ser escrita em latim.

A classificação lineana

A classificação de Lineu leva em consideração o grau de semelhança entre um organismo e outro.O nome da espécie é definido por um binomio de origem latina ou grega ,cujo primeiro termo designa o genero e o segundo o nome pessoal e intransferivel da espécie.As espécies lineanas são classificadas em generos ,depois em famílias ,ordens,classes,filos e reinos.Suas categorias ajudam a impor um pouco de critérios científicos,como o uso de semelhanças anatomicas.

O sistema de cinco reinos

De acordo com o sistema de cinco reinos ,os fungos pertencem ao reino fungi -eucarióticos heterotróficosou autótrofos por quimiossíntese, uni ou multicelulares;as plantas pertencem ao reino plantae-multicelulares, autotrófico por fotossíntese e eucarióticos;os animais pertencem ao reino metazoa-eucarióticos multicelulares heterotróficos;,os protozoários e as algas pertencem ao reino protoctista-eucarióticos,uni ou multicelulares heterótroficos ou autotroficos por fotossíntese -e as bactérias ao reino monera-procarióticas heterótróficas ou autótroficas por fotossíntese.



Comentários



Santos e Corinthians:A queda de um invicto
26/07/2012 às 13:23

 

O jogo que  começou ontem as 16 horas pelo campeonato paulista foi decisivo para derrubar o penúltimo invicto da competição.Foi um jogo de levantar ambas as torcidas ,tanto a do time invicto quanto o seu adversário que estava jogando em casa,no belíssimo gramado do estádio da Vila Belmiro.

A partida começa com a pressão da equipe da casa ,o Santos ,em cima da equipe com a melhor defesa do campeonato.A melhor oportunidade criada no primeiro tempo foi um gol de bola parada ,anulado em virtude do impedimento.Na segunda etapa,logo no início ,a equipe santista segue contra-ataque com Ganso ,que encontra Ibson que com o bico da chuteira coloca entre as pernas do goleiro Júlio César ,em belíssima categoria do jogador.

Foi uma partida emicionante ,com várias chances de gol e lances de ginga  que levaram a torcida ao delírio.Apesar disso houve forte marcação e lances faltosos que levaram a decisão aos poucos lances que chegaram a área do adversário.

Com dois gols anulados ,Santos podia aumentar a goleada em cima do Corinthians ;além disso havia uma penalidade não marcada que poderia mudar a partida.Mas o jogo já foi o suficiente para determinara a vitória da equipe da casa e a adquição da vice-liderança do Campeonato Paulista.

O jogo foi excelente de acordo com o que a torcida viu de jogadas bem trabalhadas ,boa postura tática e queda da invencibilidade do rival.Se a equipe do Santos futebol clube estava feliz ,que diria o rival,palmeiras ,que mesmo em um jogo sem gols ,comemora a perca da invencibilidade de seu maior e mais antigo rival:Corinthians.                

Fonte:resenha  do dia 05 de março de 2012,de minha autoria sobre a partida Santos X Corinthians pelo campeonato paulista do dia 04 de março de 2012                                                           



Comentários



Aquecimento global
24/07/2012 às 14:15

 

''É o aumento da temperatura da terra.Causa inundações ,secas e outros efeitos trágicos.

O derretimento do gelo polar é uma das consequencias mais visíveis do aquecimento global e causa o aumento do nível do mar.

Os céticos compõe-se de economistas,políticos ,cientistas e lobistas de petróleo ,que questinavam em artigos e entrevistas de jornais se havia motivo de alarme.Não negam mais que a terra está esquentando,mas afirmam que as previsões sobre suas consequencias são exageradas .Argumentam que evitar o aumento do consumo e o livre mercado para diminuir as emissões do efeito estufa é contraproducente.Outros acreditam que as variações do clima são provocadas por fatores externos ao planeta-entre eles os raios cósmicos que interagem com a atmosfera e interferem na formação de nuvens.

Os cientistas do IPCC apersentaram um relatório ,o qual foi dividido em tres partes :

Na primeira parte demonstraram os efeitos da elevação da temperatura -como o degelo da antártica e o aumento do nível do mar.

Na segunda parte detalharam quais os continentes que seriam mais prejudicados pelo aquecimento global,atestando que os paises mais pobres seriam os mais afetados porque não tem infra-estrutura necessária para lidar com os fenomenos climáticos.

A terceira parte do relatório sugere estratéfias e tecnologias para deter estas trsgédias ,o que significa um desafio para toda a humanidade.Para menter o aumento da temperatura  no limite de dois graus celsius no século XXI a solução está no corte da emissão dos gases do efeito estufa.

O desenvolvimento sustentável é aquele que atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras de satisfazer as próprias necessidades.Significa desenvolver políticas de governo ,empresas e organizações ,além de mudar a forma de conduta dos cidadãos em aspectos tão diversos  como fazer a coleta seletiva do lixo ou utilizar o transporte coletivo.

O protocolo de Kyoto foi assinado durante a cop-3 ,em que foi estabelecido que os países desenvolvidos deveriam reduzir suas emissões de gases do efeioto estufa ,principalmente gás carbonico ,entre 2008 e 2012 ,para no mínimo 5% abaixo dos níveis de emissão de 1990.

Foi resultado principalmente do empenho dos países europeus ,cujos governos há anos manifestaram preocupação com os problemas ambientais do continente ,fortemente dependente do carvão-uma importante fonte dos gases do efeito estufa.

Os Estados Unidos não assinaram o protocolo.

A economia chinesa a base do carvão ,que não para de cerscer e que passou em 2006 os Estados Unidos em termos de emissões absolutas é um grande problema para o protocolo de Kyoto.

Pelos termos do mesmo protocolo ,o pais não percisa se submeter as metas .No entanto ,é um dos paises que tem a agua e o ar mais poluídos do mundo.O governo chines como resultado da pressão internacional ,começa a investir em mudanças ,como a economia de energia e a utilização de energias mais limpas que o carvão.''

Fonte;atualidades vestibular,ano 2009 pp 190-194 ,via guia do estudante.



Comentários



'Protocolo de Kyoto'
23/07/2012 às 15:43

É o resultado de uma série de eventos internacionais realizados desde a conferencia sobre mudanças atmosféricas ocorrida em 1988 no Canadá ,passando pela eco-92 realizada no Brasil.

Constitui-se de um tratado internacional regido por rigorosos compromissos para a redução dos gases causadores do efeito estufa.

Foi discutido e negociado em Kyoto,no Japão ,em 1997 ,e em dezembro daquele ano foi aberto para receber assinaturas .Este tratado ,contudo,só entraria em vigor quando 55% das nações que ,juntas ,fossem responsáveis por 55% dos gases causadores do aquecimento global o ratificassem.

A recusa do governo norte-americano em ratificar o protocolo de kyoto atrasou muito sua entrada em vigencia ,que só começou em 2005 ,quando a Rússia o ratificou.

Fonte:caderno do aluno ,disciplina de sociologia ,ensino médio ,volume 2 ,página 52,via São Paulo faz escola.

Ver também:Efeito estufa e aquecimento global.



Comentários



Culto de 21 de julho do congresso de jovens da UMADER foi sucesso
23/07/2012 às 12:50

Foi realizado no município de Itapetininga ,no distrito do Rechã,no templo da Assembléia de Deus local e contou com a participação de centenas de pessoas de cerca de 10 congregações de vários municípios e distritos da região.O tema do congresso foi ''não deixe um soldado ferido morrer'',letra do hino apresentado pelo grupo de jovens UMADER .A mensagem ,efetuada pelo Espírito Santo de Deus  através do pastor Vagner Rivarolli concentrou em torno do Salmo 23.2 e durante ela o Espírito de Deus foi derramado sobre a igreja e 31 almas foram aos pés de Jesus ,além de pessoas que foram batizadas ,renovadas e curadas pelo poder de Deus .O culto foi abençoado.Glória a Deus!



Comentários



Ontem e hoje
20/07/2012 às 12:54

Ontem não havia bons medicamentos ,tecnologia ,nem aparelho de televisão.Hoje h´pa os mais avançados tratamentos ,tecnologia que antes era inimaginávele telas finas,portáteis ,que ,além da visão ,estimulam o olfato ,eaté o paladar.

Ontem não havia computadores .Os aparelhos mais avançadps eram máquinas de calcular mecanicas ,pois não havia eletricidade .Hoje existem computadores que tem tanta informação como bilhões de enciclopédias reunidas ,que são anunciados rotineiramente.

Ontem para conversar com alguém que estáva distante eram necessários cartas que demoravam meses para chegar ao destino .Ou recorrer a um telefone ,no qual precisavam-se horas para executar uma chamada .Hoje,e-mails instantãneos e as redes sociais -que podem ser acessadas de qualquer local-levam poucos décimos de segundo para enviar uma mensagem.

Ontem,para ver um grande evento havia a necessidade de estar no local -ou esperar horas e até dias para ver o próximo número de jornal.Hoje,muitos fatos ''ao vivo'' disputam a nossa atenção .Não há a necessidade de 'correr' atrás da informação ,nem de 'espera-la'.Mas diante de todas estas mudanças  será que tudo realmente melhorou?

Não.Afome no mundo está piorando .Epidemias novas -como a AIDS e a gripe'suína'-e mortes relacionadas a elas são corriqueiramente anunciadas.Acidentes nucleares e mudanças climáticas são muito frequentemente notificados.Pessoas e mais pessoas correm ao psicólogo mais próximo ,apresentando queixas frequentes de distúrbios que estão em grande crescimento,como o 'stress' ,a ansiedade e a depressão,por exemplo.Pessoas matam por motivos fútei ,evidenciando que a vida está valendo cada vez menos na sociedade moderna .O mundo está em caos.

Porque a tecnologia ,a riqueza e o conforto não fazem as pessoas felizes?E porque num mundoi considerado'moderno' existe tanta infelicidade ?

Porque a riqueza,o conforto e a fama são passageiros e servem apenas para esta vida.Estas coisas dãoalegria ,mas não felicidade .Dão a paixão,mas não o amor .O prazer,mas não a verdadeira satisfação.

O mundo atual percisa de um novo horizonte,de um referencial.Por isto ,existiu um homem,que sabendo de tudo isto ,negou as glórias e os prazeres da vida .Foi morto de manrira terrível.Porque?Porque ele não é apenas um homem,mas sim o santo dos santos .Porque ele não tinha o objetivo de gozar a vida do mundo ,e sim faze-lo conhecer as aflições da carne .Porque não queria ver o homem perdido,mas sim salvo.

Venha até ele-que se chama Jesus-,entregue sua vida a ele e dobre os teus jhoelhos agora e onde estiver lendo esta mensagem.Leia  bÍBLIA E BUSQUE ENTENDER A VONTADE DE dEUS.LOUVE-O ,ADORE-O E EXALTE-O ,PORQUE JESUS TE AMA !

 



Comentários



RIO + 20
16/07/2012 às 12:56

O rio+20 é o nome da conferencia das nações unidas para o desenvolvimento sustentável,que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 134 a 22 de Junho de 2012 .Participaram os líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.Oprincipal objetivo do Rio+20 foi renovar e reafirmar a participação dos paises com rel~ção ao desenvolvimento sustentáveldo planeta terra .Foi então uma cúpula da terra (eco-92)que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.Os principais problemas que foram discutidos foi o balanço do que foi feito nos últimos anos em relação ao meio ambiente ,a importancia dos processos da economia verde ,as ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta ,as maneiras de se eliminar a pobreza e a governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.Oresultado não foi o esperado .Os impasses ,principalmente dos países desenvolvidos e em desenvolvimento acabaram por frustrar as expectativas do desenvolvimento sustentável do planeta.O documento final apresenta várias intenções e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente .Muitos analistas disseram que a crise econômica nos Estados Unidos e na Europa prejudicou a tomada de decisões práticas e a negociação.

fonte www.suapesquisa.com.br

Temas relacionados;

ONU

Desenvolvimento Sustentável

Protocolo de kyoto

Economia Verde

Paises desenvolvidos e em desenvolvimento

Crise econômica mundial

Estados unidos

Europa

eco-92

 



Comentários